Cordilheira Alta é a 6ª melhor gestão pública de SC e 19ª do Brasil

Por Portal DX 28/06/2017 - 11:31 hs

A população de Cordilheira Alta tem motivos de sobra para comemorar. Saiu o primeiro ranking do Índice de Governança Municipal (IGM) e o município aparece entre os “top 10” do Estado de Santa Catarina e entre os “top 30” do Brasil. 

O ranking

O Conselho Federal de Administração emitiu o relatório dos municípios com maior índice de governança Municipal do Brasil. No ranking, Cordilheira Alta aparece na 19ª colocação no Brasil, entre as “top 30” cidades do Brasil. No estado o município ocupa a 6ª colocação atrás apenas de Bombinhas, Balneário Camboriu, Rio do Sul, Flor do Sertão e Concórdia. A pequena Cordilheira Alta fica a frente de Chapecó, Santiago do Sul, Treze Tílias e Pomerode.

2ª colocada

Outro dado interessante do ranking é que se analisarmos apenas município com menos de 5 mil habitantes, o índice  traz Cordilheira Alta como a segunda do Brasil. O índice considera áreas como saúde, educação, planejamento urbano, articulação institucional, gestão fiscal, habitação e recursos humanos.

Outros índices

O Estudo também apresenta os 30 melhores municípios nas dimensões de Gastos e Finanças Públicas; Qualidade da Gestão; e Desempenho, porém Cordilheira Alta não aparece entre as 30 do Brasil, apesar de ocupar boas posições nestas três dimensões. No quesito Fiscal, Cordilheira Alta ocupa a 78ª do Estado de Santa Catarina; na gestão é a 9ª do Estado e 41ª do Brasil e em Desempenho é a 16ª no Estado e a 98ª no País.

No caminho certo

Os bons resultados neste índice mostram que o município de Cordilheira Alta está no caminho certo. Fica evidente que as práticas de gestão realizadas nos últimos anos foram as melhores a ponto de o município estar entre os 30 melhores do País. Com estes dados em mãos o atual governo com sua equipe de gestores podem melhorar ainda mais as ações de gestão e governança no município.

Colhendo os frutos

Nós plantamos o que colhemos e se hoje este índice está comprovando a boa gestão realizada na prefeitura é porque no passado foi realizada uma boa administração. O trabalho que o ex-prefeito Alceu Mazzioni fez durante sua gestão foi preponderante para se chegar nestas altas posições do ranking. O governo feito por Mazzioni foi vitorioso apesar de todos os agravantes de crise política, financeira e desastres naturais (enxurradas) ocorridos no período. Quantos teriam o bom discernimento de fazer um bom governo mesmo em um período tão delicado da economia brasileira?

Orgulho

Alceu Mazzioni tem muito a se orgulhar de sua gestão. Se as obras físicas não foram sua marca, ele conseguiu realizar uma das melhores gestões públicas de todo o estado de Santa Catarina. Com estes números Alceu Mazzioni fecha a boca dos críticos e ainda coloca mais responsabilidade ao atual governo que precisa, no mínimo, manter a mesma qualidade de gestão até a emissão do próximo ranking.

“Alceu Mazzioni fecha a boca dos críticos e ainda coloca mais responsabilidade ao atual governo...”

Equipe

Mazzioni não toma os créditos para si. Em entrevista concedida ao jornal ele credita as boas práticas de gestão à sua equipe de governo, aos servidores públicos da prefeitura e a parceria da Câmara de Vereadores. Para o ex-prefeito que é o atual secretário de Saúde, o governo anterior foi vitorioso não apenas na gestão como também na efetivação das ações em prol da comunidade.

Melhorar os índices

Carlos Alberto Tozzo (Picasso) tem agora a responsabilidade de manter o município entre os melhores, mas já adiantou que aceitou o desafio não somente de ficar entre os melhores como melhorar os índices. Picasso disse que seu governo está bem aparelhado e vai contar com o apoio de pessoas experientes como o ex-prefeito e atual secretário de Saúde Alceu Mazzioni e de Mauro Moresco, atual secretário de Administração.