PSD regional mais forte do que nunca

O encontro do PSD em Chapecó ( feijoada do 55 ) no último sábado, demonstrou a força do partido no oeste e principalmente o respaldo de suas principais lideranças, Merisio, João Rodrigues e Zé Caramori.

Por Portal DX 22/08/2017 - 11:35 hs

Merisio ovacionado
Como era de esperar, Merisio mais uma vez foi ovacionado pelos mais de 2.500 participantes  como o pré-candidato e único pré-candidato diga-se de passagem, dos pessedistas. A presença do prefeito Luciano Buligon ( PSB ) e do deputado Altair Silva ( PP ), reforça a possível aliança entre os três partidos para o pleito de 2018.

João é Merisio...
Nos bastidores circulam diversos boatos relacionados ao posicionamento de João Rodrigues quanto a pré-candidatura de Gelson Merisio. Existem comentários que vão desde uma disputa interna entre os dois, até a possibilidade do deputado federal mudar de partido na janela de transferência que deve se abrir em março. Segundo as conversas, João poderia ingressar no DEM para ser candidato contra Merísio. Os discursos do ex-prefeito de Chapecó são totalmente contrários a estas teorias que podem e devem ser de “conspiração”.

Sem rodeios...
João Rodrigues, coordenador da mobilização Merisio pré-candidato, foi claro: "Para o bem da região, para o bem do Oeste, nós não temos dois candidatos, nós temos só um. E o nosso candidato ao governo é o Merisio. Estamos juntos nessa caminhada, para fazer o certo, o correto"

Sem respaldo no litoral...
Outra teoria que circula na “boca pequena”, é de que Merisio não teria o apoio do PSD de outras regiões além do Oeste do Estado. O líder da bancada do partido na Assembleia Legislativa, Milton Hobus, ex-prefeito de Rio do Sul, reforçou o apoio a Merisio. “O PSD não vai se acovardar em Santa Catarina depois de um governo exitoso como o do governador Raimundo Colombo. E temos um candidato. O candidato é Gelson Merisio, que tem meu incondicional apoio e de toda nossa bancada".

E o deputado do Oeste?
Merisio candidato a governador parece algo que não necessita de nenhuma discussão, será ele e ponto final. Disputando o governo do estado abre-se a vaga na Assembleia, os mais cotados hoje são José Caramori e Edegar Giordani e são dois nomes muito fortes, seguramente quem não for, será cabo eleitoral do outro.

Podem os dois?
Não acredito que os dois concorram a vaga na ALESC, pois o PSD é um partido com nomes muito fortes em todas as regiões, consequentemente para se eleger são necessários muitos votos, provavelmente mais de 40 mil. No PSD será necessário uma soma expressiva,  independente de qual seja o formato de eleição aprovado na reforma política, Distritão, Distrital misto ou Lista Aberta. 

Só uma região não basta
Giordani tem como principal reduto eleitoral a região da AMAI, mas precisa de pelo menos 15 mil votos de Chapecó para chegar. Caramori tem Chapecó como reduto, mas precisa dos votos de Merisio ( ou de Giordani ) na região da AMAI para se eleger, por isso acredito que apenas um dos dois dispute a eleição.

Nome estadualizado
São eles os dois principais nomes do PSD do Oeste, pois além do respaldo natural na região, ambos possuem o nome de certa forma estadualizado, Caramori pela presidência do BADESC e anteriormente da FECAM e Giordani pela articulação política ao longo das últimas décadas, aliada a aproximação com o governador Raimundo Colombo, algo que também Zé Caramori possui, por tudo isso, são dois grandes nomes, um deles seguramente estará na ALESC a partir de 2019.  

Parabéns ao esporte de Xaxim
Os atletas de Xaxim das modalidades de Bocha e Futsal estão de parabéns. O município simplesmente ficou campeão em todas as modalidades que disputou na etapa Microrregional dos JASC, disputada no município no último final de semana. No futsal feminino e masculino, na bocha trio, dupla e individual só deu Xaxim. Parabéns à Secretaria de esportes e principalmente aos atletas que tão bem representaram o coração verde do oeste.