Estiagem prolongada preocupa São Domingos

Já está faltando água

Por Portal DX 21/09/2017 - 14:12 hs
Foto: Keli Camiloti Rádio Clube

A estiagem prolongada vem causando diversos transtornos, prejuízos e preocupação em diversos municípios da região Oeste do Estado. Em São Domingos essa situação não é diferente. A última chuva significativa registrada em São Domingos foi no mês de junho. Em agosto, chuvas parciais foram registradas, mas desde então, o sol predomina. 

De acordo com o responsável técnico da Casan, Elton Santos, o nível do Rio Bonito, que abastece a cidade, já está 30 centímetros abaixo do ideal. Contudo, por enquanto, o abastecimento de água está normal. Segundo ele, a bomba que fica submersa já está aparecendo. Se a estiagem prolongar mais alguns dias, a situação tende a ficar complicada. Por isso, é importante que a comunidade faça sua parte e economize água, principalmente com relação a lavagem de carros e calçadas.

Além disso, a Casan trabalha diariamente nos reparos de vazamentos. Por isso é importante que a comunidade fique atenta e em caso de identificar algum vazamento, que comunique a Casan imediatamente, para que possam solucionar o problema e evitar o desperdício de água potável.

SITUAÇÃO COMPLICADA NO INTERIOR

No interior do município, a secretaria de agricultura já trabalha no abastecimento de água com caminhão pipa. Segundo o secretário Paulo Roani, são 20 famílias que necessitam quase que diariamente do abastecimento de água, nas comunidades do Maratá, São Maurício e Alto da Serra.

Roani ainda destaca que por enquanto a demanda está sendo atendida, mas se a estiagem prolongar, vão precisar da ajuda de outras entidades e do corpo de bombeiros para abastecer as propriedades. “As previsões não são nada boas, a estiagem deve continuar por mais alguns dias e estamos preocupados com essa situação, mas estamos tentando atender a todos, da melhor maneira possível”, explica.

A situação mais crítica segundo Roani, a princípio é com os produtores de frangos ou de gado leiteiro. Mas se não chover nos próximos dias, a safra e a produção de grãos será altamente atingida, trazendo sérios prejuízos aos agricultores.

Fonte - Keli Camiloti Rádio Clube