Grupo de WhatsApp “CARTOLA”, dá exemplo de comprometimento social

Grupo de WhatsApp “CARTOLA”, dá exemplo de comprometimento social

Por Beto Grasel 14/10/2017 - 18:23 hs

Em Chapecó, um grupo de WhatsApp “CARTOLA”, que reúne empresários, profissionais liberais, políticos, profissionais de imprensa e demais lideranças de vários segmentos e classes sociais, vem demonstrando que a internet e principalmente o aplicativo mais utilizado do mundo, pode ser utilizado para ações sociais que beneficiam as pessoas menos favorecidas.

O grupo Cartola foi formado inicialmente  para ser um espaço de debates entre apaixonados pelo futebol, mas pela postura crítica e engajamento social de diversos de seus participantes, logo se transformou em um espaço de diálogo sobre os mais variados  assuntos de relevância para a sociedade como um todo, indo muito mais além do que os debates esportivos.

Ações Sociais

O grupo realiza eventos beneficentes, como o “Costelão do Cartola”, cuja renda é revertida para ações em favor da comunidade. O dinheiro arrecadado no último evento realizado no mês de setembro, foi revertido para o auxílio a uma família que teve a casa e os pertences consumidos por um incêndio no Bairro EFAPI em Chapecó. Um dos administradores e fundador do Grupo Roni Di Domenico, postou neste sábado, um agradecimento aos patrocinadores e participantes do II Costelão promovido pelo grupo, que serviu como importante auxílio para a mãe de família na reconstrução de sua residência.

Mensagem do administrador:

GRUPO CARTOLA AUXILIANDO MAIS UMA FAMÍLIA: A você amigo do Cartola que contribuiu com o II Costelão, a todos os  patrocinadores dos nossos eventos, nosso muito obrigado por nos auxiliar a ajudar famílias como a da D. Margarete Aparecida Alves dos Santos, 5 filhos ( 12, 8, 4, 2 anos, e um bebê) que teve sua casa lá na Rua Oscar Leopoldo Matte, n 59 E, Loteamento Jardim Ipê, Bairro Efapi, totalmente queimada...a família perdeu simplesmente tudo: documentos, móveis, roupas...o caso foi avaliado, e o Cartola decidiu contribuir  (com materiais de construção e brasilites) para que essa mãe de família pudesse reconstruir sua vida e o seu lar. Dona Margarete, que Deus possa lhe abençoar. Desejamos que em breve  a senhora já esteja com a obra concluída e que sua vida possa voltar ao normal!”

Causas Nobres

Outra integrante do grupo, a advogada Ediane Folle, também falou sobre a importância das ações do Cartola. “Casos como esse, de extrema vulnerabilidade social devem ser prioridade, pois na maioria das vezes as políticas sociais e a própria burocracia não conseguem amparar de imediato situações que envolvem perdas habitacionais. Convenhamos que uma mãe, chefe de família, 5 filhos que perdeu sua casa é  sem duvida uma causa plausível de auxílio. Assim como o caso do menino Volnielison onde auxiliamos com o frango para macarronada que foi realizada para ajudar nas despesas de seu tratamento médico. Além  das doações que já foram realizadas às   instituições Nosso Lar, Cci de idosos, e Casa de Recuperação Renascer, além dos auxílios a outras confraternizações sociais.  Causas nobres e que só nos motivam cada vez mais a fazer o bem. Obrigado a todos por participarem dos eventos do Cartola.”