Vacinação contra gripe começa hoje em SC

Meta é imunizar 80% das 1.739.814 pessoas dos grupos prioritários. Serão 1,7 mil locais com salas de vacinação, segundo Secretaria de Saúde.

Por Raphael Spiller 25/04/2016 - 14:48 hs
Foto: James Tavares/Secom

A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (25) em Santa Catarina. O estado conta com 1,759 milhão de doses da vacina no total. Segundo  a Secretaria de Estado da Saúde, a meta é imunizar 80% das 1.739.814 pessoas pertencentes aos grupos prioritários.

Nacionalmente, a imunização começa em 30 de abril, dia "D" de mobilização para intensificar a vacinação para todos os grupos. Em março, a Secretaria de Saúde decidiu antecipar para o dia 25 de abril a campanha em Santa Catarina. A campanha vai até 20 de maio.

“Este ano temos um perfil epidemiológico diferente de outros anos, devido ao grande número de casos de gripe neste início de inverno, por isso o adiantamento da campanha”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria, Fábio Gaudenzi. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, a campanha já começou no sábado (23). Mais de sete mil pessoas procuraram os postos de saúde da cidade.

Grupos prioritários

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o estado terá 1,7 mil unidades de saúde com salas de vacinação que poderão atender a população. Terão direito à vacina gratuita o mesmo grupo do ano passado: crianças menores de 5 anos, gestantes, mães até 40 dias após o parto, idosos, profissionais de saúde, indígenas, detentos e portadores de doenças crônicas. Quem não faz parte do público-alvo da vacina pode tentar conseguir pela rede privada. 

Fonte: DIVE/SC