MEC divulga as melhores instituições para estudar no Brasil

Por Portal DX 02/02/2018 - 14:55 hs

  Xanxerê – Uma avaliação do Ministério da Educação (MEC), revelou o ranking com as melhores universidades públicas e privadas do país. No Índice Geral de Cursos (IGC), a Unicesumar aparece na primeira colocação entre as instituições de Ensino a Distância (EAD) em Xanxerê. A informação foi publicada em dezembro, no Diário Oficial da União.

O indicador anual do ensino superior é formulado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com base nas notas dos cursos de graduação (presenciais e a distância), pós-graduação, mestrado e doutorado. A Diretora do Polo da Unicesumar Xanxerê, Angélica Sirino Coelho, explica que “o IGC é considerado como o mais importante índice de avaliação do ensino superior, já que apresenta a qualidade de todos os cursos de graduação. São números importantes que devem ajudar os alunos a escolherem a universidade onde irão estudar,” explica a Diretora.

            As notas do IGC variam de 1 a 5, sendo que 4 e 5 são considerados resultados excelentes. Para o cálculo do índice é levada em consideração a média dos dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio. Também são consideradas as médias dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, a partir de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino (graduação ou pós-graduação stricto sensu). Esse último critério se baseia em dados do censo da educação superior e da Capes.

            Em todo o Brasil no ano de 2016, apenas 1,5% das universidades obtiveram o conceito 5; 17,4% tiveram conceito 4; 66,7%, o conceito 3; 14%, conceito 2; e 0,4% das instituições de ensino superior obtiveram o conceito 1. Em Santa Catarina, apenas 12 instituições - entre as mais de 80 universidades de ensino superior (graduação e pós-graduação, presencial ou a distância, particular ou pública) - obtiveram a nota 4.

            Entre as instituições de EAD que atendem o município de Xanxerê, a Unicesumar obteve a maior nota no conceito do Ministério da Educação, 4. As demais instituições (Uniasselvi; Unoesc, Uninter e Unopar), alcançaram a média 3. Angélica explica que o bom desempenho da Unicesumar nessa avaliação, é registrado em Santa Catarina há vários anos consecutivos. “Esse é apenas mais um índice que comprova a qualidade do ensino superior oferecido pela instituição,” destaca a Diretora do Polo de Xanxerê.

            A Unicesumar mantém um alto nível de excelência e está entre as 10 melhores instituições de EAD do Brasil; 80% do corpo docente (mais de 800 professores) é formado por mestres ou doutores (apesar do MEC exigir apenas 30%); são 250 polos em todos os Estados brasileiros; 90 mil alunos; e 3 mil colaboradores. Atualmente, são 45 cursos de Graduação (Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo) e 80 cursos de Pós-Graduação, além de 400 cursos livres e cursos desenvolvidos sob demanda para empresas. Possui quatro campi de ensino presencial nas cidades de Maringá, Curitiba, Londrina e Ponta Grossa, no Paraná.