Colombo entrega o cargo a Pinho Moreira nesta sexta-feira em Florianópolis

Por Portal DX 16/02/2018 - 07:52 hs

O governador Raimundo Colombo (PSD) transmite o cargo para o vice Eduardo Pinho Moreira (PMDB) às 15h desta sexta-feira. O pessedista sai em licença para fazer um curso na Espanha e depois renuncia oficialmente em abril para disputar uma vaga no Senado Federal por Santa Catarina. 

São esperadas 1,5 mil pessoas para a solenidade no Centro Sul, em Florianópolis. Foram convidados representantes dos demais poderes e lideranças políticas do Estado. Governador e vice devem chegar juntos, conversar com a imprensa. Apenas os dois vão discursar na solenidade, segundo a assessoria de Pinho Moreira.

Colombo falou sobre a saída do governo, fez uma avaliação dos sete anos no cargo e disse que deixa uma marca de responsabilidade ao conduzir o Estado, principalmente durante a crise econômica vivida pelo país.

— Não adianta o governo ir bem e a sociedade ir mal. Aumentar desemprego, as empresas quebrarem, os problemas sociais e serviços públicos piorarem. Nós tivemos que tomar decisões muito importantes. O equilíbrio fiscal foi uma das questões mais duras. Não aumentar impostos, uma das mais importantes. Pelo contrário, baixamos impostos. Santa Catarina teve o melhor desempenho de PIB do Brasil. Enquanto a média do Brasil vai chegar a 1%, o nosso vai chegar a 4% em 2017.

Na sequência, o futuro governador em exercício. Pinho Moreira prometeu priorizar a saúde e a segurança pública, garantindo entre outras coisas que repassará mais de 13% da arrecadação à saúde.

— Vou deixar bases importantes para o governo de SC tomar um rumo de diminuição do Estado. Está muito grande a máquina pública, em todo o Brasil. Em SC nós temos, além do déficit previdenciário de R$ 4 bilhões por ano, a folha. Precisamos colocar efetivo, todo mundo pede, mas olha o que aconteceu em janeiro, chegou no limite. 

Com a mudança no comando do Estado, também está sendo alterada a equipe do primeiro escalão. Porém, eles não serão empossados também na solenidade de hoje. Alguns já tomaram posse em janeiro, como é o caso do titular da saúde, Acéli Casagrande. Outros não serão alterados, como o da Educação, Eduardo Deschamps. 

Cúpula da segurança toma posse semana que vem 

A cúpula da segurança toma posse na próxima semana. As cerimônias estão marcadas para terça e quinta-feira. O primeiro evento será a oficialização de Alceu de Oliveira Pinto Junior como secretário de Segurança Pública do Estado (SSP). A posse está marcada para as 9h30min de terça-feira, no auditório do prédio da SSP, no Bairro Capoeiras, em Florianópolis. Ele substitui Cesar Grubba, que deixa o cargo depois de sete anos. O promotor vai retornar aos trabalhos no Ministério Público da Capital. O secretário adjunto, Aldo Pinheiro D'Ávila, continua no posto.