Sabatina de Merisio

Por Portal DX 02/03/2018 - 16:28 hs
Foto: Cristiane Aline

 

A Sabatina de Merísio

Na manhã de ontem (1º) o pré-candidato ao governo do Estado, Deputado Gelson Merísio (PSD) se submeteu a uma sabatina de perguntas com jornalistas da região em Xanxerê. Primeiramente quero parabenizar a atitude do deputado em se submeter a tais questionamentos que aconteceram sem qualquer tipo de filtro ou censura, ou seja, deu a cara para bater em um momento importante da definição de candidatos ao pleito.

Empresariado

Além de jornalistas, achei interessante a presença de empresários da região, políticos e pessoas ligadas as entidades de saúde. Isso significa que os setores que dependem de um Estado com saúde financeira estável estavam presentes para conhecer mais sobre o pré-candidato. É assim que se faz política, participando dos debates para futuras tomadas de decisões.

É “8 ou 80”.

No tocante ao tema polêmico da extinção das ADRs, Merísio é taxativo, ele quer eliminar todas as Agências de Desenvolvimento Regionais e fortalecer as associações dos municípios como a AMAI, por exemplo, que são auto sustentáveis e mais econômicas. Questionado porque só agora o PSD quer extinguir as ADRs (já que está no governo há vários anos) Meríso responde:

“Era uma condição da Aliança”

Merísio não ficou contra a parede e abriu o jogo. Desde a eleição passada o PSD queria extinguir as agências, mas a manutenção da chamada descentralização criada por Luiz Henrique da Silveira era uma condição do PMDB da época para a efetivação da aliança dos dois partidos. Como neste próximo pleito o MDB deve seguir outro rumo, o PSD tem ampla liberdade de extinguir as ADRs por completo.

Segurança

A segurança é o “calcanhar de Aquiles” dos governos estaduais e Merísio respondeu aos questionamentos sobre a ineficácia da segurança pública propondo que a economia gerada pela extinção das ADRs, que não é pouco, e transformar em policiais nas ruas. A verdade é que se não houver uma mudança drástica na gestão do governo não se terá meios financeiros de equiparar a polícia. Por um lado, é uma proposta ousada do deputado, mas tem certa lógica.

Segurança II

Basta analisarmos duas obras do Governo do Estado na área de segurança em Xaxim para perceber quão fraco é o Estado em dar a resposta ao cidadão. A nova delegacia deveria estar pronta há anos, obra atrasada e uma polícia civil que precisa fazer milagres em uma estrutura improvisada. Nem falo da falta de efetivos, vou me deter a apenas obras físicas. Outro investimento que já faz vários aniversários ainda não foi realizado, a implantação das câmeras de vigilância no centro. Aí eu pergunto: porque tamanha demora? Será que a os recursos que deveriam ser investidos diretamente para benefício do cidadão não estão sendo aplicados no pagamento de alugueis, veículos, folha de pagamento de servidores nas agencias de desenvolvimento regional?

 

Governador do Oeste

É provável que teremos mais uma vez um candidato ao governo pelo Oeste, mas precisamos ter em mente de que os grandes colégios eleitorais estão no litoral norte e qual será a influencia de um Oestino na decisão dos votos do litoral? Quais serão as alianças que influenciarão nos votos dos catarinenses? Quais serão as propostas dos candidatos dos outos partidos? A campanha já começou!