Melhoramento genético bovino é realidade em Marema

Por Portal DX 21/03/2018 - 14:38 hs

Os números que envolvem o agronegócio em Marema, são surpreendentes. Somente na atividade agropecuária, os 370 estabelecimentos rurais, mantém um rebanho de 17 mil bovinos. Anualmente, são produzidos no município, 19 milhões de litros de leite. Para contribuir com a bovinocultura - tanto de leite como a de corte - a Prefeitura inovou e investiu R$ 52 mil em doses de sêmen. O material foi distribuído gratuitamente para mais de 60 produtores.

  A entrega das doses de sêmen foi feita na última terça-feira (21), pelo Prefeito Adilson Barella; o Secretário de Agricultura, Denilson Brancaglione; e o Secretário de Administração, Chanquerli Cherobin. Participaram do ato, realizado no Centro de Múltiplo Uso, produtores e inseminadores que possuem botijão próprio ou da prefeitura. Cada produtor recebeu 20 doses de sêmen de raças de corte (Nelore ou Brangus) ou de leite (Holandesa ou Jersey), mais kit de inseminação – incentivo, que em valores de mercado, se aproxima aos mil reais para cada bovinocultor.

O Prefeito de Marema, Adilson Barella, explica que o investimento em melhoria na genética bovina, é uma contrapartida da Prefeitura, para os criadores. “A produção de leite e a criação de gado de corte são atividades que garantem um excelente movimento econômico para o município. Para que esse incentivo cresça, precisamos que os bovinocultores emitam notas que comprovem o rendimento na atividade. Assim, poderemos oferecer mais condições para que as famílias mantenham um rebanho com alto padrão de genética e como consequência, incrementem a produtividade e a renda familiar,” afirma Barella.