Estudantes de Marema desenvolvem projeto para preservação de nascente

Estudantes de Marema desenvolvem projeto para preservação de nascente

O projeto de educação ambiental, complementou ações desenvolvidas no Dia Mundial da Água e está interligado a Conferência do Meio Ambiente, que terá a fase regional em Xanxerê, no próximo dia 18 de abril.

Por Portal DX 13/04/2018 - 08:39 hs

Estudantes de Marema desenvolvem projeto para preservação de nascente
Estudantes de Marema desenvolvem projeto de preservação de nascentes

Alunos da Escola Estadual Professor Zelindo Carbonera, acompanharam na semana passada, instruções de profissionais da Epagri, relacionadas a preservação da água e a proteção de nascentes. O projeto de educação ambiental, complementou ações desenvolvidas no Dia Mundial da Água (22 de março) e está interligado a Conferência do Meio Ambiente, com o tema “Água,” que terá a fase regional em Xanxerê, no próximo dia 18 de abril.

As orientações foram repassadas pelos extensionistas da Epagri de Marema, Valter Fedatto e Dulce Cenci. Receberam capacitação, os estudantes da 7ª série, que participarão da conferência regional, apresentando o sistema de proteção de nascentes modelo Caxambu. “A Epagri foi parceira da escola no desenvolvimento da atividade. A fonte modelo Caxambu está na nossa rotina nas propriedades. Temos experiência na execução desse modelo de fonte e avaliamos que o sistema tem um custo ambiental menor e é mais eficiente do que fazer a perfuração do subsolo para consumir água de poços artesianos,” explicou Valter Fedatto.

O Prefeito de Marema, Adilson Barella, ficou muito satisfeito com o trabalho de conscientização realizado com os estudantes. “Nossa economia está baseada no agronegócio e no interior de Marema, temos quase 400 famílias que necessitam do meio ambiente preservado para seguirem com suas atividades. Avaliamos que com a conscientização das crianças, através do trabalho da Epagri, teremos famílias produtoras mais preparadas e capacitadas para produzir com respeito à natureza,” disse Barella.