Prefeitura de Marema incentiva Doação de Sangue

Prefeitura de Marema incentiva Doação de Sangue

Jaquelini Moro, Secretária de Saúde de Marema, explica que o município oferece todo acompanhamento e veículo para o transporte dos interessados em fazer a doação.

Por Portal DX 19/04/2018 - 14:44 hs

Prefeitura de Marema incentiva Doação de Sangue
Periodicamente o município de Marema encaminha interessados em doar sangue para o Hemosc, em Chapecó

Periodicamente a Prefeitura de Marema, através da Secretaria de Saúde, encaminha até o Hemosc, em Chapecó, grupos de pessoas interessadas em doar sangue. Na última terça-feira (17), 12 pessoas fizeram doação. Agora, a Unidade de Saúde, já está com inscrições abertas para novos interessados em fazer a doação.

Jaquelini Moro, Secretária de Saúde de Marema, explica que o município oferece todo acompanhamento e veículo para o transporte dos interessados em fazer a doação. “Doar sangue é um ato de amor e solidariedade. Basta que as pessoas compreendam o processo e que não há prejuízos para a saúde de quem doa. É um procedimento simples, mas muito importante para quem recebe,” afirma.

Um dos maremenses que doou sangue nessa semana, foi o vereador Tiago Sinski, de 29 anos. Ele conta que em 2013 sofreu um acidente de carro e ficou sensibilizado com a situação de quem precisa de sangue. “Como gratidão, estou retribuindo à ajuda das pessoas e profissionais de saúde que me atenderam quando eu precisei. Pretendo continuar doando sangue,” afirma Tiago.

De acordo com o Hemosc, todo o processo, desde o cadastro da pessoa, até a doação de sangue, dura em torno de 55 minutos. Através da inserção de uma agulha em um dos braços, são retirados aproximadamente 450 ml de sangue.

Requisitos
Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 18 e 69 anos; estar em boas condições de saúde; pesar acima de 50 kg; ter repousado bem na noite antes da doação; e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Também é preciso portar documento de identidade com foto (RG., carteira de motorista ou outro).