Confira o relatório final sobre o acidente com o voo da Chapecoense

Investigação conclui que faltou gestão de risco apropriada por parte da empresa Lamia, levando 71 pessoas à morte

Por Portal DX 27/04/2018 - 13:56 hs

A Aeronáutica Civil da Colômbia apresentou nesta sexta-feira, dia 27, as conclusões do relatório final sobre o desastre com o avião da empresa Lamia, que caiu levando a delegação do time da Chapecoense no dia 28 de novembro de 2016, deixando 71 mortos.

A investigação confirma que o combustível do avião era insuficiente para o voo entre Santa Cruz e Medellín sem a escala prevista. O acidente se produziu por esgotamento de combustível como consequência da falta de apropriada gestão de risco pela Lamia, afirmou a autoridade de aviação civil colombiana, que classificou a situação como algo "inconcebível de acontecer".

Os investigadores constataram que 40 minutos antes do acidente, o avião já estava em emergência e a tripulação nada fez, mesmo tendo indicação na cabine, como luz vermelha e avisos sonoros. Sem combustível, os motores pararam de funcionar e o avião planou até bater.

 Entre as principais conclusões apresentadas na Colômbia estão:

- O contrato previa escala entre São Paulo e o aeroporto de Medellín, mas a empresa planejou voo direto;

- 40 minutos antes do acidente, o avião já estava em emergência e a tripulação nada fez. Houve indicação, luz vermelha e avisos sonoros na cabine;

- O controle de tráfego aéreo desconhecia a 'situação gravíssima' do avião;

- A tripulação era experiente, com exames médicos em dia;

- A Lamia estava em situação financeira precária e atrasava salários aos funcionários. A empresa tinha desorganização administrativa;

- A Lamia não cumpria determinações das autoridades de aviação civil em relação ao abastecimento de combustível. Quando foi apresentado o relatório preliminar, já havia sido destacado que o piloto estava consciente de que o combustível que tinha não era suficiente. O piloto, Miguel Quiroga, “decidiu parar em Bogotá, mas mais adiante mudou de ideia e foi direto para Rionegro", onde o avião caiu;

- A Colômbia deve melhorar controles sobre voos fretados.

A Aeronáutica Civil colombiana reforça que o relatório final não se destina a apontar culpados para que sejam punidos, mas esclarecer as circunstâncias do acidente para permitir que sejam adotadas medidas preventivas que evitem novos acontecimentos como o da Chape. O relatório final conta com dados que o preliminar não tinha, como a análise das caixas pretas e documentos relativos à situação da empresa.

*G1.com