Delegado comemora 100% de efetividade na DPCAMI de Xanxerê

Delegado comemora 100% de efetividade na DPCAMI de Xanxerê

Delegado Vinícius Buratto Iunes apresenta balanço dos primeiros meses frente a DPCAMI de Xanxerê

Por Portal DX 03/05/2018 - 09:30 hs

Xanxerê - Em pouco mais de dois meses de trabalho e com um quadro de profissionais extremamente enxuto formado por apenas 5 pessoas, a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Xanxerê chegou à incrível marca de 100% de efetividade em seus trabalhos realizados desde o retorno do Delegado Vinícius Buratto Iunes à cidade. Além disso, a pequena, porém extremamente competente equipe formada por um delegado, uma escrivã, dois agentes e uma psicóloga, concluiu diversos procedimentos que foram iniciados em outros anos.

De acordo com os números do SISP – Sistema Integrado de Segurança Pública – de 15 de fevereiro a 27 de abril foram 79 inquéritos policias concluídos, 10 autos de prisão em flagrante, cinco termos circunstanciados concluídos, 44 autos de apuração de ato infracional, 43 medidas protetivas e 84 atendimentos psicológicos.

Dr. Vinícius ressalta a importância de a DPCAMI ter um delegado titular para o atendimento dos casos. “Estamos colocando a casa em dia. A delegacia da mulher não tinha delegado titular antes de eu chegar, o serviço era revezado. Então se vê que é importante ter um delegado titular. Temos 100% de efetividade em novos casos, e estamos dando continuidade aos trabalhos feitos pelos colegas anteriores tendo um bom índice de conclusão”.

Metas cumpridas
Ao solicitar seu retorno à cidade de Xanxerê, o delegado Vinícius Buratto Iunes afirma que tinha estabelecido duas prioridades para a equipe da DPCAMI. “Uma delas era de agilizar os processos – coisa que os números comprovam que está acontecendo – e a outra era a de buscar recursos”, conta o delegado. “Conseguimos R$ 20 mil através da câmara de vereadores, recurso será utilizado para a aquisição de computador, impressora, e outros equipamentos que proporcionarão melhor atendimento à comunidade”. 

Procedimentos

Instaurados

Concluídos

Inquérito policial

54

79

Auto de apreensão de adolescente infrator

1

1

Auto de prisão em flagrante

10

10

Auto de apuração de ato infracional baixado

4

5
(sem pendências)

Carta precatória recebida

13

23
(sem pendências)

Medidas protetivas

43

43

Atendimentos psicológicos

84

84

Relatórios psicológicos

19

19

*Balanço geral de 15 de fevereiro a 27 de abril de 2018. (2 meses e 12 dias)