Sobe para 40 o número de casos de dengue em SC neste ano

Segundo a Dive-SC, já foram identificados 11.295 focos do mosquito em 150 municípios

Por Portal DX 19/06/2018 - 08:13 hs

Santa Catarina já soma 40 casos de dengue neste ano, sendo que 28 deles foram contraídos dentro do Estado - 25 em Itapema e três em Balneário Camboriú, no Litoral Norte. Além disso, oito foram contraídos em outros estados por moradores de Joinville (três casos), Biguaçu, Canoinhas, Florianópolis, Itajaí e São José. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). 

Além da dengue, outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti são registradas no Estado. Até 9 de junho deste ano foram confirmados oito casos de febre chikungunya em Santa Catarina, sendo que três deles foram contraídos dentro do Estado (dois em Cunha Porã e um em São Miguel do Oeste). No ano passado, todos os 16 casos confirmados neste mesmo período eram importados (fora do Estado). 

Já em relação ao zika vírus, um caso importado foi confirmado em um morador de Piratuba, no Meio-Oeste, que teria contraído a doença no Mato Grosso.

Segundo a Dive-SC, já foram identificados 11.295 focos do mosquito em 150 municípios. Comparado ao mesmo período de 2017, quando foram identificados 7.531 focos em 135 municípios, houve um aumento de 50%. Mas conforme a Dive-SC, o aumento do número de focos também está associado ao Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), no qual ocorreu a coleta de larvas para o conhecimento do Índice de Infestação Predial (IIP). 

Diante desse aumento de focos, também cresceu o número de municípios infestados: agora são 72 municípios em SC. No último mês, houve a inclusão do município de Tigrinhos e Xavantina, no Oeste de SC, na lista.