Xaxim realiza 1º Mutirão de Castração de animais

Xaxim realiza 1º Mutirão de Castração de animais

Ação é fruto de parceria firmada entre a ONG OPAH e Governo Municipal e representa grande avanço no controle de zoonoses e abandono de animais na Região

Por Portal DX 07/08/2018 - 08:08 hs

 

Xaxim - Com o objetivo de realizar o controle ativo e permanente de zoonoses de animais, teve início na manhã desta segunda-feira (06), na Praça Municipal Frei Bruno, o primeiro Mutirão de Castração Social de Animais. Promovido pelo Governo Municipal de Xaxim e ONG OPAH, o mutirão deve atender aproximadamente 200 animais. O município investiu R$ 16.965,00 no projeto de castração social para animais de rua e, ainda, para animais cujo os tutores sejam pessoas carentes do município. 

O Prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, esteve cedo acompanhando as atividades do mutirão. Ele ressaltou que o município está contribuindo para o controle de zoonoses para o bem-estar animal. “Esta ação vai possibilitar que menos animais sejam vítimas do abandono e, ainda, contribuir com as famílias que não tem condições financeiras para realizar a castração dos animais em clínicas particulares”, ressaltou.

Segundo o Vice-prefeito Adriano Bortolanza, “Xaxim sai na frente por realizar este mutirão, que irá evitar muitos abandonos de animais em nossa cidade. Parabenizo a todos envolvidos neste projeto, principalmente a ONG OPAH por idealizar e promover bem-estar e amor aos animais”, frisou.

De acordo com o Secretário Municipal de Administração, Geverson Giacomelli, “o Governo Municipal realizou a contratação de clínica veterinária, por meio de dispensa de licitação, para realização de procedimento cirúrgicos minimamente invasivos, para castração de cães e gatos. Esta é a primeira edição do mutirão no município por meio da parceria com a OPAH e, com certeza, novas parcerias devem ser firmadas em breve”, frisou.

A Presidente da OPAH, Daniela Silva observou a importância do mutirão para proporcionar à castração dos animais aos tutores que não possuem condições de realizar o procedimento em clínicas particulares. “Essa parceria com o Governo Municipal foi muito importante para a realização do mutirão, que objetiva o controle populacional e bem-estar dos animais. A ONG já atua há mais de dez anos pela causa animal e, agora, estamos felizes pelo primeiro mutirão aqui no município de Xaxim”, ressaltou.

A empresa responsável pela castração é a Clínica Veterinária Marina Moneta Dante ME, de São José. A castração está sendo realizada por meio de castra móvel – uma carreta da clínica que é equipada com materiais para a realização do procedimento. Após o procedimento todos os animais receberão medicação pós cirúrgico e microchipagem.

 


Dona Luci Busatta levou cedo as duas cachorrinhas de estimação, que foram adotadas da rua, para a castração. De acordo com ela, “Xaxim está de parabéns por realizar este projeto. Temos duas cachorrinhas que serão castradas hoje, pois não tínhamos condições de castrar em clínica particular. Com a castração, vamos evitar muitos abandonos. Só tenho a agradecer pela ação”, frisou.