São Domingos inaugura Centro de Referência e Atendimento à Mulher Vítima de Violência

Por Raphael Spiller 20/06/2016 - 16:59 hs

O prefeito municipal de São Domingos, Alcimar de Oliveira (Kiko), inaugurou neste sábado (18), o Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência. O evento contou com a presença de mais de 400 pessoas, além de diversas lideranças e autoridades locais e regionais, como a deputada estadual Luciane Carminatti e o deputado federal Pedro Uczai.

A obra, de 1.025,64 m², conta com um investimento superior à R$ 670 mil, viabilizados através da parceria do Governo Municipal com o Governo Federal, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). O Centro de Referencia de Atendimento a Mulher Vítima de Violência tem o objetivo de atender todas as mulheres de São Domingos e da região, oferecendo a elas um espaço moderno e adequado para que possam, de forma tranqüila e segura, procurar auxílio caso ocorra qualquer tipo de violação dos seus direitos, seja através da violência física, psicológica, moral, sexual, entre outras.

O espaço, que contempla salas de atendimento psicológico, social e jurídico, bem como salas de estudo e capacitação profissional, brinquedoteca, coordenadoria, recepção, um auditório com 100 lugares, além de um apartamento, que funcionará como um abrigo de passagem para mulheres em situação de violência, também tem como função promover de forma ampla e humanizada, a prevenção da violência contra a mulher, bem como garantir a manutenção dos seus direitos já conquistados e o desenvolvimento de ações e políticas que diminuam a desigualdade de gênero em todos os âmbitos da sociedade.

Para a coordenadora de políticas públicas para as mulheres de São Domingos, Francismara Mariani, o CRAMVV é um espaço de fundamental importância na construção e na consolidaçao das políticas públicas para as mulheres do município. “Sem dúvida, a inauguração do CRAMVV é um passo importante para as mulheres de São Domingos e da região, pois este será um espaço que proporcionará atendimento adequado e respeitoso para as mulheres em situação de violência, onde elas poderão procurar auxílio nas mais diversas áreas, mas também um local onde iremos promover ações de prevenção, para que as mulheres se tornem sujeitos de direito, se empoderando para que não ocorra mais a violência, seja ela qual for”, explica.

O prefeito Kiko se disse muito feliz por estar inaugurando uma obra tão simbólica na construção das políticas públicas para as mulheres, pois isso demonstra o comprometimento do Governo Municipal com as mulheres são-dominguenses, ao desenvolver ações e programas que visam dar mais qualidade de vida as mulheres do município e de toda região. “Desde 2009, o Governo Municipal de São Domingos se preocupa em construir políticas públicas efetivas para as mulheres são-dominguenses, seja através do médico ginecologista, da creche, dos programas habitacionais, dos cursos profissionalizantes, tudo isso para que essa mulher seja protagonista da sua própria vida, com seus direitos garantidos, e com a dignidade necessária para se ter uma vida plena e feliz ao lado de sua família”, afirma.