Postado em 05 de Dezembro de 2018 às 13h40

Policial de Xanxerê ministra treinamento em Umuarama

Cabo Edemar Luiz da Silva é representante Nacional do Cão Funcional.

POR: CRISTIANE ALINE


Xanxerê –
Durante três dias o Cabo da Policia Militar de Santa Catarina, Edemar Luiz da Silva ministrou para cerca de 50 policiais do Paraná técnicas de busca e resgate com cães. O cronograma fez parte do Primeiro Seminário Cinotécnico do 25º Batalhão de Policia Militar em Umuarama-PR, que reuniu profissionais de canis de todo o Estado, Bope e Canil Central em Curitiba.


O conteúdo, segundo Edemar foi dividido em dois temas, ele ministrou sobre busca e captura de pessoas com cães, e o capitão Sirio da PM de São Paulo, ministrou sobre detecção de entorpecentes. O cão Thor também participou do Seminário. “Trabalhamos juntos e realizamos treinamento na prática para repassar o conhecimento aos policiais do Paraná”.


Além do conteúdo, Edemar que é representante do Conselho Brasileiro do Cão Funcional, realizou como avaliador, provas de certificação do cão funcional de trilha, de busca de pessoas e também de detecção. Foram certificados onze cães, nove em detecção, um em busca de pessoas e um em trilha.


Esta foi a primeira vez que Edemar aplicou provas sozinho, depois que foi nomeado pela CBKC, e conta que a experiência foi totalmente gratificante, devido à possibilidade de entregar à sociedade cães mais preparados e condutores mais capacitados.


“Foi praticamente uma semana de curso, com policiais que abdicaram deste tempo pessoal e da família para se especializar, tive a honra de ser instrutor, mas também adquirimos muito conhecimento pela troca de experiências. A qualidade dos cães lá também surpreendeu, se saíram muito bem. Tanto em SC quanto no Paraná a sociedade pode ficar tranquila porque tem ótimos cães trabalhando por eles na rua”, finaliza.

FOTOS: ARQUIVO PESSOAL EDEMAR

Veja também

PRF tem novo Superintendente em SC24/01 O Inspetor Jean Coelho, 35 anos, foi designado hoje (quinta) para o cargo de Superintendente da PRF em Santa Catarina. ...
Presa, mãe de criança morta em Guatambu 22/01 Menina de quatro anos teve parada cardíaca, segundo médico, e apresentava hematomas no corpo. Mãe confessou ter agredido a criança....

Voltar para Polícia