Postado em 12 de Abril às 17h19

Xaxim poderá ter Delegacia de Proteção à Criança, Mulher e Idoso




Um decreto já autoriza a instalação de DPCAMI - Delegacias especiais de atendimento a Criança, adolescente, mulher e idoso em Santa Catarina, mas para o caso do município de Xaxim esbarra em um artigo da lei que prevê instalação de DPCAMI ? apenas em sedes regionais de polícia. De acordo com o Diretor de Polícia Civil de Fronteira de Santa Catarina, Carlos Morbini que esteve reunido com representantes locais, o ?Comando Geral já está com toda a documentação em mãos, entretanto, se houver, o entendimento que não precisa alteração do Decreto, já pode se iniciar o processo de implantação, caso contrário, um outro decreto alterado precisará ser assinado pelo Governo do Estado, dizendo que as Delegacias podem ser instaladas em cidades que são Comarca, como é o caso de Xaxim?, explica.
Até então, não há nenhuma delegacia da Mulher instalada fora da sede regional do Estado. Adilson Bressan, Delegado Regional de Polícia Civil, destacou que a estrutura do Complexo de Segurança Pública, inaugurado recentemente, pode atender a demanda desse serviço especializado com melhores condições de atendimento às mulheres. Além disso, infelizmente os índices de violência contra mulher em Xaxim, são maiores que Xanxerê, por exemplo.
A implantação da DPCAMI reuniu nesta semana, além dos delegados, vereadores e membros do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.
Histórico
A luta pela instalação da DPCAMI no município foi encabeçada pelo Poder Legislativo, após os índices alarmantes de violência contra mulher. Dados repassados pela Polícia Civil de Xaxim, dão conta que somente no ano de 2018, foram registrados 172 requerimentos de medidas protetivas, voltado a proteção de mulheres. O Conselho dos Direitos das Mulheres também se uniu em prol dessa causa.
Daquela época até o momento, se iniciou um movimento com os órgãos de Segurança Pública do Estado, para implantar o serviço em Xaxim. Recentemente em encontro com a vice-governadora, Daniela Reinehr, a vereadora Joseane Sampaio reforçou o pedido das mulheres de Xaxim.

Mesmo não sendo sede da Comarca, Xaxim busca a instalação de uma Delegacia de Proteção à Criança, Mulher e Idoso. Índices de violência contra a mulher no município supera o número de casos em Xanxerê.


Veja também

Bebê de um mês morre afogada com leite materno28/01 Os pais relataram que a bebê acordou por volta de 01 hora, mamou, e depois a colocaram para dormir novamente. Ao acordar por volta de 09h perceberam que a criança não respirava. ...

Voltar para Polícia