Postado em 14 de Março às 16h25

Temas da educação e saúde foram o centro de discussões na Assembleia da AMAI

A pauta contemplou assuntos técnicos e políticos indicados pelas prefeitas e prefeitos.

Xanxerê - A Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) realizou na quarta-feira (13) a primeira Assembleia de Prefeitos de 2019, sob a coordenação da Presidente Eliéze Comachio. A pauta contemplou assuntos técnicos e políticos indicados pelas Prefeitas e Prefeitos.

A Presidente relatou as atividades desenvolvidas no primeiro mês de atuação da Diretoria que contemplaram diversas audiências: Ministério do Turismo, Secretaria de Estado da Saúde e Infraestrutura, e com os Deputados Federal, Pedro Uczai e Estadual, Neodi Saretta. Ela também anunciou que na próxima terça-feira (19) foi conquistada uma audiência com o Governador Carlos Moisés da Silva, onde serão encaminhados diversos pleitos da região.

Já a Secretária Exercutiva, Ingrid Piovesan e a Assessora Contábil da AMAI, Andreza Gallas apresentaram a Assembleia as prestações de contas referentes ao exercício 2018 e da cerimônia de 40 anos da Associação.

A reunião teve ainda a presença do Diretor Geral da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento, Adir Faccio e do biólogo José Mora que apresentaram alternativas de como pode ser executada a coleta análise de água em sistemas de abastecimento de água isolados e coletivos do interior.

A Assembleia deliberou que nas tratativas referentes a possibilidade de extinção das Gerências Regionais de Saúde e Educação, a Associação mantenha a postura em defesa pela permanência das mesmas, em virtude dos relevantes serviços que são prestados. 

Por indicação do prefeito de Passos Maia, Leomar Roberto Listoni abordou-se o transporte escolar, onde ele pontuou a importância da articulação para rever os valores do transporte escolar para o ano que vem antes da assinatura dos convênios. De 2018 para 2019 houve um acréscimo de R$ 8 milhões no convênio com os municípios, porém o montante não cobre o déficit já existente de outros períodos.

A próxima Assembleia da AMAI, será realizada no dia 4 de abril, em Abelardo Luz, durante a Exposoja.
 

Veja também

Lula deve ser solto amanhã. Entenda19/12/18 Decisão do ministro Marco Aurélio Mello atende pedido do PCdoB...

Voltar para Política